PROJETOS







PROJETO RECREIO    DIRIGIDO
“ brincar e aprender”

Diretor: odemar Mendes
Coordenadora: donata glorinha

Escola mun. De ens. Fund. “Elza Martins q. oliveira”
                                   Diamantino/2012

JUSTIFICATIVA
    
     A Escola Elza Martins Q. Oliveira, situa-se em um bairro desprovido de atividades de entretenimento.  É na escola que as crianças buscam atividades que proporcionam: descontração, alegria, emoção, aprendizado, etc. Entendemos que a escola também deve ajudar a suprir as necessidades que a comunidade não oferece. Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas, e que por isso, é um momento singular da cultura escolar, devendo ser valorizado e qualificado.
         Por outro lado há também uma preocupação com a maneira de como os nossos alunos estão ocupando o seu tempo de recreio. Pensando em diminuir conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências e não as usualmente praticadas é que resume a intenção deste projeto.
         Cheio de ludicidade, o recreio pode, cada vez mais, incentivar o aprendizado e tornar as aulas mais calmas e produtivas.

Objetivo Geral


Proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras organizadas, através de um sistema de monitoria e orientação para a realização de atividades durante o recreio.

Objetivos Específicos:

- Adotar no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito às diferenças, na reconstrução de uma sociedade mais justa e democrática.
- Participar de atividades em grupo com responsabilidade e cooperação.
- Promover a boa convivência para o fortalecimento de valores indispensáveis na formação do cidadão para o convívio social e familiar.
- Propiciar atividades que levem a criança a pensar sobre sua conduta a partir de princípios.
- Adotar atitudes de respeito e cooperação no momento do recreio.
- Promover atividades diferenciadas durante o intervalo do recreio que estimulem uma convivência harmoniosa.

Desenvolvimento do Recreio Dirigido

1ª semana - Brincadeiras:
- pula-corda, roda, amarelinha, pique latinha,  corridas (do saci, ovo na colher, saco, etc.
3ª semana – torneio de futebol (meninos e meninas)

2ª semana – músicas

4ª semana – torneio de queimadas (meninos e meninas)

AVALIAÇÃO:
ESTE PROJETO SERÁ AVALIADO BIMESTRALMENTE, CONFORME O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
     DESENVOLVIMENTO DO RECREIO DIRIGIDO

1ª SEMANA
BRINCADEIRAS (PULA CORDA, RODA, AMARELINHA, PIQUE LATINHA, CORRIDAS DO SACO, DO SACI, ETC)
2ª SEMANA
TORNEIO DE FUTEBOL (MENINOS E MENINAS)
3ª SEMANA
MÚSICAS (REGIONAIS, POPULAR, SERTANEJA, ETC).
4ª SEMANA
TORNEIO DE QUEIMADA ( MENINOS E MENINAS).








PROJETO
CARNAVAL

            COORDENADORA / PROFª DONATA GLORINHA
                 ESC. MUN. “ELZA MARTINS Q. OLIVEIRA”

                       DIAMANTINO/FEV/12



                                  Justificativa
Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos pelas festividades. O Brasil é um país rico em sua cultura, música, dança, um país alegre e que nos possibilita trazer a escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data  para explorar as danças típicas das regiões brasileiras (frevo,boi bumbá, samba etc.) Aproveitaremos também esta data para conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas, como cigarro, álcool entre outros vícios.
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou  apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

                            Objetivo geral

Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos

* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura, música (marchinha), dança, desenhos, pintura, brincadeiras, recorte e colagem etc.
                        
                       Metodologia
As atividades serão desenvolvidas em classe ou extraclasse conforme a necessidade de cada um, utilizando os recursos fornecidos pela escola, professores e alunos.

                              Metas
·        Trabalhar textos referentes à cultura de um povo;
·        Conhecer a origem do carnaval;
·        Desenvolver atividades que estejam ligadas ao tema; (produzir marchinhas, textos informativos, mural, máscaras, acrósticos, cartazes, cruzadinhas, caça palavras, ditado,etc.)
·        Criar bloco, fantasias etc.
Produto final
·        Exposição das atividades produzidas;
·        Desfile das máscaras produzidas;
·        Apresentação de danças típicas do carnaval como: frevo, samba, etc.

PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA –FEIRA (17/02/12)

CHEGADA DOS ALUNOS-----------7:30H
INÍCIO DO DESFILE DE MÁSCARAS- 8:00H
INÍCIO DO DESFILE DOS BLOCOS – 9:00H
LANCHE--------------------------------------- 10:00H
TÉRMINO DAS ATIVIDADES-----------10:30H


ANEXOS

A origem do carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado
.
  
MARCHINHAS DE CARNAVAL

MAMÃE EU QUERO - CHUPETAS E MAMADEIRAS
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó.

Outras sugestões
  • Se a Canoa não Virar
  • Me dá um Dinheiro Aí
  • Índio Quer Apito
  • Jardineira
  • A Lambreta
  • Ô Que Calor
  • Bandeira Branca




Nenhum comentário: